Voltar para o Blog

Colposcopia: para que serve e como funciona

Seu ginecologista lhe indicou uma Colposcopia?

Veja para que serve e como funciona:

A Colposcopia  é um exame  realizado por um ginecologista especializado em PATOLOGIAS DO TRATO GENITAL INFERIOR, indicado para avaliação da vagina e colo do útero quando seu exame preventivo (Papanicolau) mostra um resultado anormal ou quando, durante o exame ginecológico, observa-se alguma alteração que seja melhor visualizada com uma lente de aumento.

Este exame é realizado com a paciente em posição ginecológica e são aplicados no colo do útero e vagina produtos químicos e corantes, como lugol e ácido acético, que destacam alguma lesão que possa existir. Esta é então visualizada com uma lente que pode aumentar em até 40 vezes o seu tamanho. Havendo lesões suspeitas, o especialista faz uma biópsia e envia o material para análise em laboratório.

 

A Colposcopia é de fundamental importância para diagnóstico e tratamento do HPV (Papiloma Vírus Humano) e lesões precursoras do câncer de colo de útero. Portanto, faça seu exame ginecológico regularmente e, se seu ginecologista solicitar este exame, agende-o com um especialista e faça sem medo.

No próximos posts falaremos sobre a Vulvoscopia e HPV.

Fique atenta.

Dra Franciele Canesin

Ginecologista e Obstetra
Especialista em Patologia do Trato Genital Inferior e colposcopia

Gostou? Então ajude a compartilhar!

Tags: