A colposcopia é um procedimento médico utilizado para examinar de forma mais detalhada o colo do útero, a vagina e, em alguns casos, a vulva. É geralmente realizado quando exames de rotina, como o papanicolau, indicam a presença de células anormais ou outras alterações que necessitam de uma avaliação mais aprofundada.
Durante a colposcopia, o ginecologista utiliza um instrumento chamado colposcópio, que se parece com um par de binóculos, para ampliar e iluminar a região do colo do útero. O procedimento é feito no consultório médico e geralmente não é doloroso, embora possa haver um leve desconforto.
Se o ginecologista observar alguma área suspeita durante a colposcopia, ele pode decidir realizar uma biópsia. Nesse caso, uma pequena amostra de tecido é retirada para análise laboratorial. A biópsia é o método definitivo para determinar se há alterações pré cancerígenas ou cancerígenas no colo do útero.
A colposcopia é um procedimento importante na prevenção e detecção precoce do câncer do colo do útero, permitindo tratamento adequado antes que a condição se agrave.
Seu ginecologista lhe indicou uma Colposcopia?
Veja para que serve e como funciona:
A Colposcopia é um exame realizado por um ginecologista especializado em PATOLOGIAS DO TRATO GENITAL INFERIOR, indicado para avaliação da vagina e colo do útero quando seu exame preventivo (Papanicolau) mostra um resultado anormal ou quando, durante o exame ginecológico, observa-se alguma alteração que seja melhor visualizada com uma lente de aumento.
Este exame é realizado com a paciente em posição ginecológica e são aplicados no colo do útero e vagina produtos químicos e corantes, como lugol e ácido acético, que destacam alguma lesão que possa existir. Esta é então visualizada com uma lente que pode aumentar em até 40 vezes o seu tamanho. Havendo lesões suspeitas, o especialista faz uma biópsia e envia o material para análise em laboratório.
A Colposcopia é de fundamental importância para diagnóstico e tratamento do HPV (Papiloma Vírus Humano) e lesões precursoras do câncer de colo de útero. Portanto, faça seu exame ginecológico regularmente e, se seu ginecologista solicitar este exame, agende-o com um especialista e faça sem medo.
No próximos posts falaremos sobre a Vulvoscopia e HPV.
Fique atenta.
Dra Franciele Canesin
Ginecologista e Obstetra
Especialista em Patologia do Trato Genital Inferior e colposcopia